sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Festa dos Reis


Há já uns anos largos que se festeja a festa das Claras e dos Reis; o dia de Reis é dia 6 de Janeiro, as Claras são sempre um dia antes.
Quem realiza esta festa são os mordomos de Nossa senhora. Fazem o Presépio, na altura do Natal e 15 dias antes vão convidar algumas mulheres para se fazerem os Roscos.
Os Roscos fazem-se um dia antes das Claras. No dia combinado, levantam-se por volta das 5 da manhã e vão para o forno, onde se passa o dia a fazer Roscos. Quando se termina, deita-se um foguete.
No dia seguinte, os mordomos levantam-se novamente cedo para se ir “carregar” o Ramo, que é feito só com Roscos, umas poucas de laranjas e maçãs para decorar e um belo ananás ao cimo.
De seguida, é levado para a igreja e nessa noite é que se fazem as Claras.
À noite, antes de jantar, os mordomos vão pelas casas da aldeia convidar as pessoas para as Claras. As Claras é uma festa muito animada, onde há tremoços, vinho e cigarros para toda a gente, e onde se provam os Roscos. Há também muita música, isto vai até às tantas da manhã.
No dia seguinte é o dia de Reis. Logo de manhã, vai-se à missa, e, no fim da missa, faz-se o leilão de algumas prendas do Menino Jesus, que as pessoas ofereceram, entre o Natal e os Reis, por exemplo: chocolates, nozes, bebidas, etc.
No fim é a disputa entre casados e solteiros para ver quem fica com o Ramo no leilão.
De seguida, leva-se o Ramo para a Casa do Povo, onde é desmontado e põem-se os Roscos todos em cima de uma mesa, em lotes e com o preço.
Durante a tarde, vendem-se os Roscos, para arranjar receita para a festa.
Depois de jantar, os garotos vão cantar os Reis pela aldeia.
Aí por volta das 11, começa o baile e arraial, que se prolonga até às tantas da madrugada. No salão do baile, há sempre um bar por conta dos mordomos.
Elisabete Esteves

Sem comentários: