segunda-feira, 2 de março de 2009

A matança do porco




Matança do porco - Matar, chamuscar e abrir
Fotos de Celso Martins e Leonor Esteves


No dia da matança do porco, logo de manhã, por volta das 9 horas, reúnem-se os “matancieiros”. Primeiro matam o bicho (tomar o pequeno-almoço), ao fim do mata-bicho lá vão eles, de faca e corda na mão.
Um deles entra na loja e agarra o porco; os outros ajudam. Tiram o porco para a rua e deitam-no num banco. Um deles, o mais corajoso, espeta-lhe a faca, que vai direita ao coração: uns acertam outros não mas o porco morre.
Naquele momento, já está ali uma mulher com um tacho, a pegar no sangue que corre. De seguida, a mulher vai para casa, onde já está uma caldeira de água a ferver e coloca-se o sangue a cozer com loureiro e sal. Enquanto isso, os homens põem os porcos no chão, enchem-nos de palha e pegam-lhe fogo (chamuscam-nos) - isso é para queimar os pelos do porco.
De seguida, colocam os porcos num banco, para os rapar e lavar.
Enquanto fazem isso, chega o sangue já cozido e temperado com azeite e alho ou só com azeite para quem não gosta do alho. Come-se o sangue, acompanhado com bom vinho.
Depois do porco estar bem rapado e lavado, abrem-no. Quem perceba de abrir porcos, começa, então, e a primeira coisa a sair é a barbada, de seguida o unto e a seguir as tripas, que já estão as mulheres à espera para as preparar.
As tripas é preciso separá-las - as delgadas das gordas. A seguir das tripas sai a fressura e por fim os garrotes.
Depois disto, espetam-lhe a estaca no cu e fica de cabeça abaixo, até ao dia seguinte.
Os homens picam os garrotes e deitam-nos no pote, com azeite e cebola. Eles cozinham, guisam e assam, enquanto as mulheres lavam as tripas - "estezam" as tripas com umas forquetas.
No fim, vai-se almoçar, comer o que os homens fizeram de comer, assam-se as "moleijas", toda a gente come e bebe. É uma festa aquele dia!

Estezar- Tirar as tezes às tripas
Forquetas - varetas dos olmos ou “brime”.
Brime - vime

Elisabete Esteves

2 comentários:

Anónimo disse...

Assassinos...

Schuch disse...

pode crer!

comida de verdade!!

tru bacon